A Arte e a Vida dos Grandes Artistas
Esse espaço é dedicado a Arte e Vida de artistas que receberam, por algum motivo, esse grande presente de Deus e se tornaram conhecidos como os grandes gênios das artes de todos os tempos. O primeiro será aquele que considero o maior de todos:
Casa que pertenceu a Michelangelo que hoje é o museu Casa Buonarroti. |
Em Florença recebeu a influência artística de vários pintores, escultores e intelectuais da época. Em 1492 foi morar em Bolonha, após a morte de Lourenzo, onde ficou por 4 anos, já que em 1495, a convite do Cardeal San Giorgio, foi morar em Roma. Nessa época criou duas importantes obras: Pietá e Baco.
Retornando para Florença, em 1501, criou outras duas importantes obras: a pintura a Sagrada Família e a escultura de Davi, considerada sua obra prima. Em 1503 voltou para Roma e, entre 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina e entre 1434 e 1441 trabalhou na pintura O Último Julgamento na parede do altar da Capela Sistina. Em 1447 foi indicado como arquiteto oficial da Basílica de S. Pedro no Vaticano.
O Último Julgamento, Capela Sistina - Vaticano. |
Teto da Capela Sistina - Vaticano. |
Pietá, Basílica de S. Pedro - Vaticano. |
Michelangelo morreu em Roma aos 89 anos, em 18 de fevereiro de 1564.
Túmulo de Michelangelo na Basílica de Santa Croce, Florença. |
Até os dias de hoje Michelangelo é considerado (inclusive por mim), juntamente com Leonardo da Vinci e Rafael como a tríade dos artistas mais talentosos do Renascimento italiano e de todos os tempos.
Algumas de suas principais obras são: Os afrescos da Capela Sistina, Julgamento Final, Martírio de S Pedro , Conversão de S. Paulo, a Cúpula da Basílica de S. Pedro, a remodelação da praça na colina do Capitólio, as esculturas de Moisés, a Pietá e Davi, os retratos da Família Medici, além do livro de poesias Coletânea de Rimas.
Esse é apenas um resumo da arte e da vida desse grande gênio. Quem teve a oportunidade de conferir ao vivo e a cores algumas de suas obras pôde contemplar a perfeição de sua arte. Difícil não ficar lá parada, meio que hipnotizada, só admirando cada traço dos 5,17 m da escultura de Davi ou da Pietá que, segundo o próprio artista, estavam esperando para serem libertos de um simples bloco de mármore.
Davi, Galeria dell'Academia, Florença. |