O que é Scrapbook
Olá! Nesse primeiro post quero falar um pouco sobre a minha mais recente mania: o Scrapbook.
Scrapbook é a arte de juntar pedaços de papéis, fotografias e pequenos acontecimentos para fazer um álbum de memórias, para preservação da história pessoal ou familiar. O Scrap é muito antigo, surgiu no século XV e nos séculos seguintes, era na verdade, um diário onde as pessoas contavam os acontecimentos importantes e colavam pequenas lembranças como folhas e flores secas, pedaços de tecidos, bilhetinhos e, à partir do século XIX, as fotografias.
Hoje o Scrap não se restringe apenas a álbuns de memórias. Com as técnicas e as ferramentas próprias para o scrap, pode-se fazer diversos objetos decorativos como porta-retratos, quadros, caixas, além de cartões, marcadores, e tudo que a imaginação for capaz de criar. Os álbuns podem ser de casamento, aniversário, viagem, enfim, momentos especiais que se deseja lembrar ao longo do tempo.
O scrap atinge todas as idades. As crianças que se divertem com as colagens, o público teen, que usa o scrap em cadernos e agendas, e até os adultos. Existe hoje uma infinidade de papéis, carimbos, adesivos e ferramentas próprias para o scrapbook.
Lista de material básico para iniciantes:
* Régua de metal - Ideal para cortes com estilete.
* Estilete - Tem vários tipos e preços.
* Tesoura - As próprias para scrap são mais caras, mas dá pra usar as comuns no início.
* Base para corte - Essa não pode faltar mesmo!
* Fita dupla-face.
* Fita banana - Para dar relevo a detalhes.
* Cola - Tem vários tipos: líquidas, em bastão, em fita com aplicadores, mas o importante é que seja acid free.
* Papéis - Tem avulsos com diversas gramaturas, estampas e cores e tem os kits, ideal pra quem está iniciando e ainda tem dificuldades em combinar os papéis. Assim como a cola, os papéis também tem que ser acid free para não correr o risco do seu trabalho amarelar com o tempo.
Uma dica: Com uma variedade tão grande de papéis, carimbos, furadores, é fácil ficar tentado a comprar um monte de coisas que que nem vai usar ou usar muito pouco. Material de scrap não é nada barato. Se pretende vender seus trabalhos, vale a pena investir em materiais e ferramentas mais caras para dar uma aparência e um acabamento mais profissional aos seus projetos. Mas, se a intenção é só desestressar, apenas com o material básico e coisinhas que, com certeza você tem em casa, como pedacinhos de fitas, botões coloridos, retalhinhos de feltro, rendinhas, é possível criar ótimos trabalhos. É só pôr a imaginação pra funcionar e mãos à obra!
Scrapbook para iniciantes.
Postado por
Angela Sideris
|
Marcadores:
Scrapbook